Reunião com a SMS dia 23/03/2020.

Na manhã desta segunda-feira (23), foi realizada reunião com a superintendente da Secretária Municipal de Saúde Beatriz Battistella Nadas em conjunto com o SISMEC, SISMUC, SINDASC e SIMEPAR.

Como primeiro item a da pauta da reunião, foi nos informado que a partir de hoje (23) todos os profissionais da saúde que estiverem atuando no atendimento a população receberão viseiras de acrílico para proteção facial e demais EPIs solicitados na reunião anterior e que das 111 UBS totais do município, apenas 75 destas permanecerão abertas, onde serão realizadas as vacinas do calendário e atendimentos a comorbidades comuns. Estas serão distribuídas estrategicamente para cobertura total do município, os servidores que estiverem lotados nas UBS que forem fechadas serão remanejados para auxiliar onde houver necessidade, não foi nos informado ainda os critérios.

O SISMEC, através de sua Presidente Raquel da silva Padilha, lembrou a gestão a necessidade do avental impermeável para os profissionais que prestam assistência nas emergências e unidades de internamento das UPAS, e sugeriu que seja disponibilizado pijamas cirúrgicos para uso dos profissionais das upas, podendo os mesmos serem desprezados no final do plantão, minimizando o risco de disseminar o vírus. Dra Beatriz, em um primeiro momento, achou inviável devido alto custo, deste modo, Raquel sugeriu solicitar empréstimo de algum Hospital, a sugestão foi acolhida e ficaram de avaliar a viabilidade da solicitação.

Raquel questionou a possibilidade de liberar para serviços remotos as profissionais nutrizes, com bebes menores de um ano e profissionais de 60 anos ou mais, conforme orientação do Ministério da Saúde. A resposta foi incisiva de que não serão liberados, mesmo que passível de processos futuros.

Foi solicitado ainda treinamento mais efetivo para todos os profissionais, o que foi afirmado que será disponibilizado o mais rápido possível.

O SISMUC abordou as condições dos trabalhadores terceirizados da limpeza, que executam um trabalho tão importante, se faz necessário mais esclarecimentos e atenção aos mesmos, a gestão se comprometeu a cobrar das terceirizadas a segurança necessárias para esses trabalhadores.

A gestão colocou-se a disposição para demais questões e duvida, o SISMEC segue ativo acompanhando todos os profissionais de enfermagem e as demandas que vierem a ocorrer. No final da reunião Raquel da Silva Padilha, Presidente do SISMEC, entregou a Superintendente, para ciência, copia de notificação extrajudicial protocolada no dia de hoje (23), em que o SISMEC notifica a prefeitura referente às situações de irregularidades que os profissionais da enfermagem têm enfrentado, conforme documento abaixo publicado. Na possibilidade de não cumprimento por parte da gestão,  no tocante a EPIs o nao cumprimento por parte da prefeitura, nosso jurídico tomara as providencias cativeis.

Após reunião e diante de questionamentos da categoria referente ao fluxo para entrega dos atestados médicos, e como não tivemos tais esclarecimentos na reunião, o SISMEC entrou em contato com a gestão de pessoas da SMS e foi informado que o DECRETO 430 foi alterado no final de semana, onde orientava a entregar atestados e declarações de comorbidades diretamente na perícia, deste modo, fica determinado que sejam encaminhados via email. Foi nos informado que tem um novo fluxo para atestados de outras patologias, mas até o momento o mesmo ainda não nos foi disponibilizado, assim que tivermos acesso faremos a divulgação.