Reunião entre Sindicatos Municipais e Prefeitura Municipal de Curitiba finaliza data base.

O SISMEC participou nesta sexta-feira, (27) da reunião para finalizar as negociações da Pauta de reivindicações deste ano entre servidores da Prefeitura Municipal de Curitiba e a Secretaria de Administração, Gestão de Pessoas e Tecnologia da Informação (Smap) ocasião em que se discutiu a parte econômica da pauta, A prefeitura propôs um reajuste salarial apenas com a correção da inflação do período (setembro de 22 à outubro de 23) totalizando um percentual de 5,19.

Os sindicatos apresentaram os índices das perdas históricas que a categoria vem somando desde 1999, totalizando um percentual próximo a 18%, e o reajuste real dos vencimentos que totaliza o percentual de 10 %. O SISMEC apresentou estes índices mas reafirmou a reivindicação da enfermagem de que se implante o Piso Nacional da Enfermagem na integralidade da lei, independentemente da carga horaria, tal solicitação não foi bem recebida pela Superintendente Sra. Luciana Varassin, que alterou-se respondendo que já discutiu o assunto e não houve mudança de posicionamento da gestão, SISMEC esclareceu que esta pauta estará sempre inclusa nas discussões econômicas relacionadas à enfermagem e solicitou novo análise da Secretaria Municipal de Finanças. Com relação às perdas históricas, a Secretaria  comprometeu-se em discutir com as categorias no início de 2024 a reposição de algo em torno de 17% nos vencimentos comprometeu-se  também discutir novo teto para a concessão do auxilio alimentação, o qual o SISMEC registrou a importância da exclusão do teto tornando a gratificação universal entre os servidores. Ainda na questão da alimentação o SISMEC informou a Secretaria que os servidores que atuam na regulação trabalham na escala de 12 horas não recebem o auxílio em pecúnia, solicitou providências, a gestão se mostrou disposta a sanar tal falha.
Não foi possível discutir 03 pontos da pauta enviada, os quais no inicio do novo exercício (2024) estaremos reenviando.
A transição do auxiliar de enfermagem, foi pauta dos últimos 06 anos e neste ano, após muita luta e inúmeros processos judicia lizados está em andamento, encerraremos o ano de 2023 com toda a categoria transitada.

“Muitas conquistas o SISMEC trouxe para a categoria, e não tão somente a enfermagem de Curitiba, mas do Brasil todo tem sido beneficiada. Como exemplos podemos citar a anuidade dos Conselhos (CORENs) que passaram a ser por CPF e não por registro, diminuindo as despesas de quem atua com dois vínculos em níveis diferentes, o Piso da enfermagem, mesmo não sendo realidade ainda para os servidores da Prefeitura de Curitiba, valorizou a profissão no Brasil todo.” Comentou Raquel.

Ao contrário do que os sindicatos genéricos falam, um sindicato específico fortalece sim a categoria representada como também impulsiona respeito e valorização da profissão.