Nota de esclarecimento: suspensão de eleições do Sismec

Por força de mandado urgente expedido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9.ª Região, a eleição para a diretoria 2022-2026 do Sindicato dos Servidores Municipais de Enfermagem de Curitiba (Sismec) encontra-se suspensa.
Após pedido feito à justiça por duas servidoras integrantes da diretoria atual que estão cumprindo suspensão dos quadros do Sismec, a 7.ª Vara do Trabalho de Curitiba expediu liminar determinando que o processo eleitoral da entidade fosse suspenso para que se possa avaliar as manifestações das partes.
“Isso posto, defiro em parte a medida para suspender por tempo indeterminado o processo eleitoral do réu”, é o texto trazido pela intimação recebida pelo sindicato no começo desta semana.
É importante salientar que essa é uma decisão liminar, ou seja, de caráter provisório, em que a justiça ouviu apenas um dos lados. Portanto, frisamos que o Sismec vai atender a determinação da justiça, enviando suas considerações e documentos que comprovem a legalidade de seu posicionamento e de suas decisões, visando dar seguimento ao processo eleitoral 2022 o mais breve possível e evitar maiores danos à categoria.
Expomos também que entre as demandas principais das requerentes está uma indenização de R$ 50 mil, que o sindicato também vai trabalhar para refutar. Além de não acreditar que seja de direito, esse custo afetaria irremediavelmente o caixa do Sismec, impedindo diversas ações planejadas em benefício e defesa da categoria.
Visando a total transparência dos atos desta diretoria, como de costume, aproveitamos para informar que será chamada uma assembleia extraordinária para os próximos dias, oportunidade na qual será esclarecida a situação em detalhes para todos os participantes. Em breve, serão publicados detalhes sobre essa agenda.
Certos da compreensão de todos,
A diretoria