SISMEC participa de reunião com COREN PR para tratar de irregularidades identificadas em unidades de saúde de Curitiba

SISMEC LEVA EVIDÊNCIAS AO COREN PR DAS DIFICULDADES DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM NAS US E UPAs DE CURITIBA

O SISMEC solicitou uma reunião e foi recebido pelo COREN PR, reuniram-se na manhã dessa terça-feira (18/02) os diretores do sindicado com a Presidente do conselho, a responsável pelo Departamento de Fiscalizações, a advogada do Departamento de Fiscalizações e a Procuradora-Geral na Sede do Coren- Pr, em Curitiba.

Segundo a Presidente do SISMEC Raquel Padilha os profissionais de enfermagem que trabalham nas US (Unidades de Saúde) e upas (Unidades de Pronto Atendimento) de Curitiba estão em risco profissional e de saúde, precisamos do apoio do nosso órgão de classe nesse momento para que algumas situações cessem de imediato concluiu Raquel.

Durante a reunião os representantes dos trabalhadores pontuaram a presidente do COREN PR várias irregularidades que comumente estão acontecendo nos serviços de saúde de Curitiba. Dentre elas, a ausência de Enfermeiros nas Unidades Básicas e Estratégia de Saúde; o subdimensionamento, que está presente em todos os equipamentos de Curitiba (UPA’s, Unidades e SAMU), acarretando uma sobrecarga das equipes e precarizando os atendimentos; além de haver situações onde técnicos e auxiliares  se verem obrigados a executar atividades privativas do enfermeiro.

Das unidades visitadas até agora, todas apresentavam inconformidades com o exercício dos profissionais de enfermagem.

Ao tomar conhecimento dos fatos a presidente do COREN PR explicou que a programação da fiscalização leva em consideração a prioridade e a complexidade de cada caso além das denúncias feitas que necessitam ser encaixadas nos cronogramas dos fiscais. Porém devido à gravidade dos fatos, comprometeram-se a realizar ações de fiscalizações imediatas, acompanharemos e aguardamos que esta ação se concretize.

Outra irregularidade pontuada foram os crescentes casos de assédios que vendo relatados dentre os profissionais da enfermagem, neste sentido o COREN PR firmou um compromisso de trabalhar em conjunto com o SISMEC na orientação dos profissionais para que seja possível identificar os casos de assédios e também de incentivar para sejam denunciados os casos, para que as devidas providências possam ser tomadas.