Sismec comemora aprovação do piso na Câmara

Uma das pautas prioritárias do Sindicato dos Servidores Municipais de Enfermagem de Curitiba (Sismec) desde sua fundação, o Projeto de Lei 2564/2020, sobre o piso salarial da enfermagem, acaba de ser aprovado na Câmara dos Deputados.

O texto, que passou no Senado por unanimidade no final do ano passado, nesta semana obteve 449 votos a favor e 12 contrários na Câmara. Agora, o PL só depende de sanção presidencial para entrar em vigor.

O projeto prevê piso de R$ 4.750 para enfermeiros, 70% deste valor para técnicos, além de 50% para auxiliares e parteiras. Esse mínimo deve valer para servidores federais, estaduais, municipais e também para funcionários das instituições privadas.

Assim como nas fases anteriores, o Sismec esteve profundamente envolvido nas negociações dos últimos dias para aprovação do PL. Neste dia 4, seis membros da diretoria estiveram novamente em Brasília – eles visitaram os deputados, pedindo votos para garantir a vitória, depois se juntaram às manifestações e acompanharam a votação. A entidade ainda apoiou a participação de alguns associados nas caravanas que traziam profissionais de todo o país para encorpar a causa.

Essa foi mais uma grande conquista da enfermagem e também do Sismec, único representante legal dos profissionais da categoria ligados à Prefeitura Municipal de Curitiba

“A luta não acabou, ainda temos a sanção presidencial pela frente e não vamos desistir de brigar pela carga horária nacional. Mas já mostramos aos governantes que temos força e valor!”, reforça Raquel Padilha, presidente do Sismec.


Comemoração: