Audiência pública: piso da enfermagem

A enfermagem está brigando pelo piso salarial da categoria há décadas. Agora que esse pleito virou realidade, que a lei foi aprovada e sancionada – que era o mais difícil de  se conseguir – não vamos nos dar por vencidos até que o valor apareça em nossos contracheques.

Comemoração ao novo teto
Comemoração ao novo teto

Depois de tanta luta na esfera federal para conquistar um salário digno, continuamos sem receber os valores a que temos direito e não há nenhum posicionamento da Prefeitura Municipal de Curitiba a respeito, o que vemos se repetir com os colegas de vários outros municípios do Estado.

Por isso, acreditamos que uma audiência pública a nível estadual é o melhor caminho para colocar fim nessa demora. E é essa a iniciativa do Fórum Estadual da Enfermagem que o Sindicato dos Servidores Municipais de Enfermagem de Curitiba (Sismec) está apoiando, em conjunto com uma série de outras entidades. A audiência já tem data, 20 de junho, às 19 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná.

Esse momento na ALEP deve servir para, além de garantir a aplicação da lei,  embasar um trabalho de fiscalização contínuo. Nesse sentido, o SISMEC entende que se faz necessária a criação de um grupo de trabalho (GT) misto, formado por civis e parlamentares, que acompanhe a implantação e siga monitorando a entrada e distribuição dos recursos.

É uma maneira de os órgãos fiscalizadores, junto com os trabalhadores e a sociedade se mobilizarem para garantir a imediata e correta implantação do piso em todo o Paraná.

Para dar ainda mais força ao movimento localmente, solicitamos uma audiência pública com o mesmo objetivo e padrão da estadual na Câmara de Vereadores de Curitiba. Para essa, ainda não há data definida.

Em resumo, a lei está valendo e a verba já está disponível. Não podemos aceitar essa morosidade no repasse. Precisamos agilizar o processo, pois na figura de cada profissional temos crianças, pais e mães precisando de condições dignas de vida. Não podemos esperar mais!

Raquel Padilha – presidente